Com gol de Jonathan e atuação heroica de Careca, Alviverde mostra evolução defensiva e projeta campanha ousada no Campeonato Brasileiro da Série D; nova comissão técnica começa a colher frutos
Por: Mari Barbosa
Em uma noite que entrou para a história do futebol piauiense, o Altos escreveu um capítulo glorioso ao derrotar o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro, em jogo válido pela Copa do Nordeste 2024. Mais que três pontos, o Alviverde conquistou autoridade moral para embalar sua jornada na Série D do Brasileirão, que começa em abril. Com uma defesa impenetrável e transições precisas, o time de Testoni e Cirilo provou que pode ser um adversário indigesto até para os grandes clubes do Nordeste.
“Nossa muralha”: Defesa do Altos brilha e Careca silencia críticas
A grande estrela da noite foi sem dúvida o sistema defensivo do Altos. O goleiro Careca, até então criticado pela torcida, fez uma atuação para a galeria, com defesas decisivas que mantiveram o time na frente do placar. A dupla de zaga formada por Leandro Amorim e Rafael Vaz mostrou sintonia rara, anulando os ataques rubro-negros.
“Quando você tem uma defesa organizada como a nossa hoje, fica mais fácil segurar o resultado. O Careca estava inspirado, a zaga impecável. Essa é a base que precisamos para a Série D“, destacou o técnico Cirilo na coletiva pós-jogo.
O gol da vitória veio aos 32 minutos do primeiro tempo, em jogada que começou com erro da defesa do Sport. Jonathan aproveitou o desarme falho, encontrou Robozão, que foi derrubado na área. O próprio Jonathan converteu o pênalti com frieza de veterano.

Eliminação no Nordestão vira lição valiosa para a Série D
Apesar da eliminação na Copa do Nordeste, o Altos sai do torneio com o prestígio renovado. A vitória sobre um dos favoritos ao título mostra que o trabalho da nova comissão técnica começa a dar frutos. Os números comprovam: o Alviverde terminou sua participação invicto contra times da Série A em 2024
Para o capitão Leandro Amorim, a campanha serviu como termômetro para o que vem pela frente: “O Nordestão nos mostrou onde podemos chegar. Agora é manter essa base defensiva sólida e melhorar nosso poder ofensivo para a Série D“.
Série D: Altos se reforça para encarar Maranhão e outros desafios
Com duas semanas de preparação até a estreia na Série D, o Altos já trabalha no mercado para reforçar seu elenco. A diretoria negocia a chegada de um atacante experiente e um volante marcador, prioridades apontadas pela comissão técnica.
O primeiro desafio será contra o Maranhão, fora de casa, nos dias 12 ou 13 de abril – data a ser confirmada pela CBF. Será o teste de fogo para saber se o Alviverde consegue transportar para a Série D a mesma competitividade mostrada contra o Sport.
“Estamos montando um elenco equilibrado. Temos a base defensiva sólida e agora buscamos mais poder ofensivo“, revelou o diretor de futebol Marcelo Jacaré.
Torcida alviverde vibra e projeta “Ano da Virada”
Nas redes sociais, a torcida do Altos esbanjou otimismo após a vitória em Recife. A hashtag #AltosNaSérieD ficou entre os trending topics do Twitter no Piauí, com mensagens de apoio ao time.
“Essa vitória mostra que estamos no caminho certo. Com essa defesa blindada e alguns reforços, podemos sonhar com o acesso”, comentou o líder da torcida organizada Fúria Alviverde, Carlos Piauilino.
Altos renasce com identidade forte para a Série D
A eliminação no Nordestão ficou em segundo plano após a exibição heroica contra o Sport. O que poderia ser um adeus amargo transformou-se em alento para o futuro. Com uma defesa organizada, goleiro em estado de graça e comissão técnica motivada, o Altos chega à Série D com autoestima renovada.
Os próximos dias serão de trabalho intenso no CT do Jacaré, com a equipe focada em aperfeiçoar seu estilo de jogo. Se depender da garra mostrada em Recife, o Alviverde tem tudo para ser uma das grandes surpresas do Campeonato Brasileiro da Série D 2024.
“Essa vitória foi só o primeiro passo. Temos um longo caminho pela frente, mas estamos prontos para fazer história”, finalizou o técnico Testoni.
Veja pode gostar também Cruzeiro sofre derrota frustrante na estreia da Sul-Americana: análise detalhada da atuação em 2025
Publicar comentário