Bahia vence Ceará com desgaste físico e emocional: Ceni alerta para maratona “sofrida” pela frente

Bahia vence Ceará

Tricolor garante vaga nas quartas da Copa do Nordeste, mas técnico revela preocupação com sequência de jogos e possíveis lesões

Por: Mari Barbosa

Em uma noite de vibração na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Bahia confirmou sua classificação antecipada para as quartas de final da Copa do Nordeste após vencer o Ceará por 3 a 2, em um jogo que misturou alívio e preocupação. Com gols de Lucho Rodríguez e Erick (duas vezes), o time manteve sua invencibilidade em sete partidas, mas o técnico Rogério Ceni não escondeu o cansaço do elenco e a dificuldade que virá pela frente.

“Vai ser sofrido”: Ceni admite desgaste físico e emocional do Bahia após vitória

Logo após a partida, o treinador foi enfático ao apontar o acúmulo de jogos como um dos principais desafios do time.

“Acho que, se administrássemos melhor depois do terceiro gol, o Ceará teria desistido. Mas não podemos negar: só fizemos um treino. Estamos há 19 jogos sem intervalo para treinar. E vai piorar: teremos apenas três dias de descanso entre Internacional, Santos e Nacional. Infelizmente, são muitos jogos”, afirmou Ceni.

desgaste emocional também foi destacado, especialmente após o clássico Ba-Vi, no último domingo.

“Teve a comemoração, foi tarde, não treinamos na segunda. Estamos sofrendo com o acúmulo, mesmo trocando jogadores. Hoje, notei o cansaço. Quando você toma um gol, a chave muda. E há também o estresse de um jogo decisivo”, completou.

Bahia vence Ceará
Erick comemora seu gol em Bahia x Ceará. (foto: Walmir Cirne/AGIF)

Maratona de jogos preocupa: Libertadores, Brasileirão e desgaste físico à vista

Bahia não terá semanas livres para treinos até junho, e a sequência pesada de compromissos já começa no próximo domingo, contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Depois, o time enfrentará o Internacional, pela Libertadores, e o Santos, novamente pelo Brasileirão.

Ceni foi direto ao admitir que o elenco sofrerá com a rotina exaustiva.

“Se não tivéssemos feito rodízio, teríamos mais lesões. Temos que dar dias de descanso, treinos leves. Não dá para treinar pesado porque já tem jogo no dia seguinte. Estamos sem condições de treinar direito. Precisamos de uma semana livre para recuperar os jogadores”, explicou.

O treinador ainda destacou a importância da alimentação e reposição física, já que a equipe não terá folga.

“Vamos sofrer. Dependemos do entrosamento e dedicação de cada um. Humanamente, é impossível manter concentração e força jogando a cada três dias. O torcedor vai ter que entender: é um sofrimento, mas estamos vivendo um momento especial”, disse.


Erick brilha, mas cãibras e fadiga preocupam elenco do Bahia

Apesar da vitória, um detalhe chamou a atenção: oito ou nove jogadores terminaram a partida com cãibras e sinais de cansaço extremo.

“O que me preocupa é que, dos 11 jogadores, a maioria acabou exausta. Acho que foi por causa da final e do tempo curto. Isso é algo que nos preocupa até junho. Jogos de Libertadores são pesados, o Brasileirão exige muito”, alertou Ceni.

Mesmo assim, o técnico elogiou o desempenho do time alternativo, destacando o bom momento de Erick, autor de dois gols e que já soma seis na temporada.

“Não considero Nestor, Erick, Nick e David como ‘time alternativo’. Eles são parte do elenco. Erick está fazendo gols importantes. Quem entra em campo tem que dar o seu melhor”, afirmou.

Próximos desafios: Corinthians, Libertadores e a pressão por resultados

Bahia agora se prepara para a estreia no Brasileirão, no domingo, contra o Corinthians, novamente na Arena Fonte Nova.

Ceni sabe que a pressão só aumentará, especialmente com a Libertadores no horizonte.

“O Corinthians joga uma final amanhã, e nós já temos que estudá-los. Depois, pegamos o Inter, que é um time pesadíssimo. Vamos precisar de energia extra, e parte dela virá da torcida”, disse.

O treinador ainda reforçou a importância do apoio da torcida nesse momento desgastante.

“O torcedor vai ter que comprar a ideia. É um sofrimento, mas estamos vivendo algo especial. Jogar a Libertadores é um sonho, mesmo com um grupo difícil. Isso valoriza ainda mais a nossa caminhada”, finalizou.

Bahia vive momento de glória e preocupação

A classificação na Copa do Nordeste é uma conquista importante, mas o desgaste físico e emocional do elenco preocupa. Com uma maratona de jogos pela frente, Rogério Ceni precisará gerenciar bem o grupo para evitar lesões e manter o bom desempenho.

torcida tricolor terá papel fundamental nessa jornada, dando o suporte necessário para que o time enfrente Corinthians, Internacional e Santos com energia renovada.

Uma coisa é certa: o Bahia não terá vida fácil, mas está disposto a encarar o desafio. Como disse Ceni: “Vai ser sofrido, mas estamos prontos”.

Veja também Altos surpreende no Nordestão 2025 com defesa blindada e mira vaga na Série D após vitória histórica sobre o Sport

Publicar comentário

Você pode ter perdido